A digitalização é um conceito cada vez mais frequente no nosso dia-a-dia e em qualquer área. Por isso, os seguros não são exceção.
Através deste artigo da Seguitex fique a saber de que forma é que a tecnologia poderá afetar os seguros no futuro, e qual será o impacto dos avanços tecnológicos para as seguradoras e para os seus clientes.
Qual será o futuro dos seguros?
O futuro dos seguros está a atravessar uma fase de mudança. Seja pelas novas tecnologias,pelas mudanças no comportamento dos consumidores ou pelas exigências regulatórias, esta é uma área que está em transformação.
A automação e a experiência do cliente são cada vez mais o foco no mundo dos seguros, sendo uma tendência a seguir. As seguradoras tendem a ser cada vez mais entidades responsáveis não só pela indemnização em situações de danos, mas também para prevenir que incidentes financeiros aconteçam.
Quais são as tecnologias-chave que vão moldar o futuro dos seguros?
No que toca ao futuro dos seguros existem tecnologias que irão alterar os processos de gestão.
Inteligência Artificial (IA)
A inteligência artificial é uma ferramenta tecnológica que auxiliará o mundo dos seguros através da automatização de processos de subscrição, gestão de sinistros e permite ainda criar perfis de risco, de forma a perceber o grau de risco de incorrer em determinado dano antes de assinar o seguro.
Big Data e Analytics
Com esta ferramenta é possível que as seguradoras possam passar a utilizar dados em telemóveis por exemplo, de forma a atualizarem-nos em tempo real e assim ajustarem prémios e coberturas.
Internet das Coisas (IoT)
Dispositivos inteligentes que auxiliem a prevenir danos. Por exemplo, aparelhos que sejam implementados num carro ou num apartamento onde alerte para um risco maior de determinados incidentes, como incêndio ou explosão de gás.
Blockchain
Ferramentas como blockchain facilitam a existência de seguros inteligentes, que são automaticamente ativados em caso de sinistro.
Chatbots e Assistentes Virtuais
As assistentes virtuais são responsáveis por melhorar o atendimento ao cliente, para além de que tornam a experiência igualmente personalizada mas mais rápida.
Telemática e seguros baseados no uso (UBI – Usage-Based Insurance)
Seguros baseados no uso permitem que o prémio do seguro seja calculado conforme os quilómetros percorridos pelo segurado e a sua forma de conduzir. Assim, é possível perceber qual o risco de acidente que um determinado segurado enfrenta. Esta tecnologia é bastante utilizada em seguros como o seguro automóvel.
Na Seguitex conta com a tecnologia mas também com um lado humano sempre presente. A qualidade dos nossos serviços passa pela qualidade, sendo por isso essencial uma constante atualização dos nossos serviços.

Desafios e riscos da digitalização na área dos seguros?
A digitalização irá sem dúvida ter impacto no futuro dos seguros. Esta é uma área que tem vantagens, mas também pode apresentar alguns desafios:
Proteção de dados e privacidade: com as novas tecnologias, as seguradoras passam a ter em sua posse um grande número de dados pessoais e importantes do seus clientes.
Cibersegurança: uma maior interação com tecnologias pode representar maior risco de ataques informáticos.
Desumanização do contacto: a relação entre a seguradora e o cliente pode passar por mudanças, uma vez que a automação em excesso pode trazer algum distanciamento.
Exclusão digital: clientes que tenham menor conforto ao utilizar tecnologias podem ter dificuldades em aceder aos serviços online.
Regulação: uma vez que a tecnologia avança rapidamente, existe uma necessidade urgente de atualizar as leis e as normas pelas quais as seguradoras se regem.
Seguros de saúde modular: o que são?
Novos modelos de negócio e produtos digitais?
O surgimento de produtos digitais é um ponto chave no futuro dos seguros. Dentro dessas novas tecnologias destacam-se:
Seguros on-demand: Os seguros on-demand são seguros que existem consoante as necessidades do segurado. Por exemplo, caso haja um acidente automóvel, o seguro é acionado em específico nesse momento e o pagamento em vez de ser mensal é apenas enquanto o seguro está ativo.
Insurtechs: no que toca às insurtechs, estas são startups que operam totalmente online e vão atualizando os dados em tempo real e assim ajustam os prémios.
Economia partilhada: com a existência de plataformas de partilha de bens, como carros ou alojamentos, faz com que os seguros tenham que ser mais flexíveis, uma vez que o risco é partilhado entre várias pessoas.
Seguros paramétricos: no caso dos seguros paramétricos, estes fazem com que a indemnização seja automaticamente paga após um sinistro, e que não haja assim a necessidade de verificação manual dos danos para depois aprovar o pagamento da indemnização.
Sustentabilidade e ESG: cada vez mais existe a preocupação com o ambiente, e por isso existe um maior apoio na utilização de veículos elétricos ou através da utilização de bens como painéis solares. Tal situação faz com que as seguradoras tenham que encontrar proteções que se adaptem a esses bens ambientais.
Conclusão
A tecnologia é o futuro dos seguros. A inteligência artificial ou a Internet das Coisas são alguns dos pontos que irão transformar o mundo dos seguros, e permitirem assim que as seguradoras não sejam só um recurso para resolver problemas mas sim de os antecipar.
Como não existem só vantagens, proteção de dados, a cibersegurança, ou a devida regulamentação das práticas são alguns dos desafios a serem enfrentados.
No entanto, o segurado está no equilíbrio entre a tecnologia e a modernidade, sem nunca descurar do lado humano. Só assim se pode garantir uma relação plena e de confiança entre uma seguradora e os seus clientes.
Vantagens de escolher a Seguitex
O facto de trabalharmos com todas as seguradoras permite que haja uma maior opção de escolha de qual seguro se adapta melhor ao que procura.
Existe ainda a opção de a Seguitex escolher qual das seguradoras pode oferecer uma proposta mais adequada às suas necessidades. Tudo isto poupa-lhe tempo e dinheiro.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.
Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.
![]()


