Como mudar o seguro de vida do crédito habitação

mudar transferir seguro de vida credito habitacao

Gostaria de saber como mudar o seguro de vida do crédito habitação ou precisa de dicas para analisar o seguro de vida associado ao seu crédito habitação? Saiba como com a Seguitex!

 

O que é um seguro de vida?

O seguro de vida serve para protegê-lo a si e à sua família em caso de infortúnio como invalidez ou falecimento. Este seguro tem como principais coberturas doenças graves, como cancro ou ACV, invalidez, morte, entre outros. 

O seguro de vida é aconselhado pois previne consequências económicas quer seja numa situação de morte prematura ou de sobrevivência com gastos extra. Assim, pode precaver alguns problemas na sua situação económica familiar e garantir alguma tranquilidade

O custo de um seguro de vida depende de vários fatores como o montante a segurar, a probabilidade de ocorrência das situações cobertas pelo seguro, coberturas adicionais, exclusões negociáveis e a idade do tomador, pois quanto mais velho for, mais caro será o seguro.

 

Seguros do Ramo Vida: O que são

 

 

 

Como funciona o seguro de vida no crédito habitação?

Um seguro de vida vinculado ao crédito habitação é uma proteção essencial para si, para a sua família e para o banco que lhe faz o crédito habitação.

Isto garante que o empréstimo será pago mesmo em circunstâncias extremas, como morte ou invalidez (Invalidez Absoluta e Definitiva e Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível) e também é uma salvaguarda para o banco sabendo que o montante em dívida será pago. 

Apesar de não ser obrigatório, as entidades bancárias pedem a realização de um seguro de vida para manter esta segurança para si, para a sua família e para os bancos.

 

 

Posso mudar de seguro de vida do crédito habitação?

Sim. O Decreto-Lei nº 222/2009 afirma que a transferência de segurador é um processo simples e que não pode ser recusado pelo seu banco nem pode pôr em causa o seu crédito habitação. 

 

Seguro de Incêndio: O que cobre

 

 

 

Como mudar o seguro de vida do crédito habitação?

O facto de ter um seguro de vida associada ao crédito habitação não significa que não possa transferir o mesmo para outro segurador, permitindo-lhe encontrar opções mais vantajosas para si! Assim, após analisar todas as condições e comparar os vários seguros, para mudar de seguro de vida deve:

  1. Denunciar o seguro subscrito através de uma carta para a seguradora num espaço de 30 dias antes do vencimento do contrato do seu seguro;
  2. Informar o seu banco desta alteração através de uma cópia da carta que cancela o seguro e uma cópia do novo contrato de seguro de vida;
  3. Guardar como prova as cópias das cartas enviadas à seguradora e ao banco;
  4. Cancelar a autorização de débito direto do seguro que denunciou.

 

A Seguitex está pronta para o auxiliar em todo este processo e ajudá-lo a escolher o melhor seguro de vida consoante as suas necessidades. 

 

Peça já a sua simulação online do seguro de vida!

 

O que deve analisar quando quer mudar de seguro?

Antes de mudar ou transferir o seu seguro de vida do crédito habitação de um banco para uma seguradora deve analisar algumas condições do seu seguro atual e comparar as várias opções do mercado para perceber qual a melhor opção para si.

Assim, deve ter em atenção:

 

  • Impacto no spread e no valor do prémio

É importante ter em atenção que se negociou uma bonificação no spread (componente da taxa de juro que acresce ao indexante) do seu crédito habitação com o seu banco, transferir o seu seguro de vida pode penalizar a sua taxa de juro. Se realizar o seguro pela seguradora do banco, o spread pode ser mais baixo, mas isto não significa que mais tarde, ao mudar, também não possa poupar.

Assim, é importante calcular este impacto e também  comprar o valor do prémio, ou seja, o preço que paga pelo seguro de forma periódica, do seguro atual e das outras opções do mercado. 

 

  • Coberturas

Outra das coisas importantes a ter em conta são as coberturas do seu seguro de vida. Por vezes, pode conseguir alterar o seu seguro para um com coberturas com mais proteção e, ao mesmo tempo, poupar o seu dinheiro. No entanto, tente manter uma proteção alargada e adequada para as suas necessidades mesmo que um seguro seja mais barato.

 

  • Evolução ao longo dos anos

O valor do prémio pode evoluir ao longo dos anos, o que significa que não se deve focar no prémio do primeiro ano do seguro. 

 

  • Diferenças no capital seguro

Quando se subscreve um seguro de vida é definido um capital seguro que, nos créditos habitação, deve ser igual ao valor em dívida ao banco. Este capital vai diminuindo ao longo do tempo. Nos casos em que não existe nem atualização automática nem pedido do segurado, é normal que o capital seguro se torne superior ao valor que falta pagar ao banco. Nestas situações, a diferença entre o capital seguro e a dívida ao banco é atribuída à pessoa segura ou, em caso de morte, aos herdeiros ou beneficiários pré-definidos pela pessoa.

 

Para saber qual o melhor seguro de vida para si pode contactar a Seguitex que irá analisar todas as suas necessidades e escolher o melhor e mais barato seguro de vida!

 

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. 

 

 

A Seguitex

Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.