O que fazer em caso de acidente de viação? Guia Completo

o que fazer em caso de acidente de viacao

Lidar com um acidente de viação pode ser uma grande dor de cabeça, mas com este artigo da Seguitex vai ficar esclarecido sobre o que fazer em caso de acidente de viação.

 

A importância de ter um seguro automóvel

O seguro automóvel, para além de ser obrigatório mesmo que o automóvel se encontre parado, é muito importante para a proteção do condutor e passageiros de um veículo, sendo que o seu principal objetivo é a cobertura dos danos causados a terceiros. 

Com o seguro automóvel, tem assistência 24 horas por dia, segurança financeira e ainda outras coberturas que pode adicionar como roubos, calamidades naturais, quebra de vidros, entre outros. 

 

Seguro de Proteção Jurídica Automóvel

 

 

 

O que é um acidente de viação?

O acidente de viação pode ser definido como um acontecimento súbito e anormal ocorrido na via pública em consequência da circulação rodoviária, de que resultem vítimas ou danos materiais, quer o veículo se encontre ou não em movimento. 

Segundo a Pordata, em 2021, Portugal teve 29.217 de onde existiram feridos, sendo que destes 390 pessoas perderam a vida. 

 

Peça já a sua simulação online com a Seguitex e encontre o melhor seguro automóvel para si!

 

O que fazer em caso de acidente de viação: O guia completo

Quando estiver envolvido num acidente de viação, a primeira coisa que deve fazer é manter a calma, agir de forma racional e sem conflitos para que não existam complicações adicionais. A Seguitex vai mostrar-lhe agora os passos a seguir para que saiba o que fazer em caso de acidente automóvel, de forma a que o processo seja o mais simples e rápido possível.

 

1. Avaliar o local e sinalizar a viatura

A primeira coisa a fazer antes de sair do veículo é vestir o colete refletor. Depois, deve sair do carro e colocar o triângulo a cerca de 30 metros do local do acidente. Ligue os quatro piscas!

Depois disto, preste atenção ao que lhe rodeia! Se existirem feridos, não deve movê-los e deve contactar o 112 para que seja prestado auxílio. Se os danos forem materiais, deve contactar os bombeiros ou a polícia. 

 

2. Recolher informações

É necessário recolher informações sobre todos os veículos envolvidos, como marca, a matrícula, seguradora, número da apólice, data, hora e local exato do acidente, e também dados sobre o condutor.

Caso seja possível, tire fotografias ao local do acidente. Os detalhes são essenciais para uma fácil resolução do sinistro. 

Caso algum dos veículos não tenha seguro, contacte de imediato as autoridades e, neste caso, é possível acionar o Fundo de Garantia Automóvel (FGA). O FGA tem o objetivo de indemnizar vítimas em casos de acidentes de viação onde o culpado não tem seguro ou caso não seja identificado.

 

3. Preencher Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA)

O próximo passo é preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel. A declaração amigável permite que os condutores envolvidos num acidente de viação retratem e descrevam todos os pormenores do acidente, relatando como ocorreu o embate e os danos sofridos nas viaturas. Pode encontrar a DAAA aqui ou pode pedir exemplares junto da sua seguradora. 

Caso não haja um consenso entre os envolvidos, cada um dos intervenientes deve preencher a sua própria declaração amigável e enviá-la à seguradora do outro veículo.

 

declaracao amigavel pdf

 

4. Identificar testemunhas

Se conseguir, tente identificar testemunhas que presenciaram o acidente e recolha os seus dados (nome e telefone).

 

5. Participar o acidente à seguradora

O último passo é participar o sinistro à seguradora nos dias que se seguem ao acidente. É preciso enviar uma declaração amigável à sua companhia de seguros. O sinistro deve ser participado o mais rapidamente possível, sendo que tem de ser feito no máximo 8 dias a contar com a data do acidente de viação. 

 

Como preencher a declaração amigável? Guia completo

 

 

 

O que fazer se o acidente ocorrer no estrangeiro ou com uma viatura de matrícula estrangeira?

Caso o acidente ocorra no estrangeiro ou caso aconteça um acidente com uma viatura de matrícula estrangeira os passos são quase os mesmos, apenas se junta um passo essencial.

Neste caso, deve contactar o Gabinete Português de Carta Verde (GPCV), que trabalha em conjunto com a Associação Portuguesa de Seguradores (APS). 

Se viajar para o estrangeiro, deve confirmar que o seu seguro automóvel é abrangido no destino para onde vai.  

 

Qual é o prazo para participar o sinistro automóvel?

Como já mencionado, tem até 8 dias, a contar da data do acidente, para participar o sinistro à seguradora.

 

Como escolher o melhor seguro automóvel

 

 

 

Dicas para prevenir acidentes de viação

Muitos dos acidentes de viação são por culpa humana, no entanto existem algumas formas de prevenir acidentes de viação:

  • Não utilize telemóvel enquanto conduz;
  • Respeite as leis de trânsito;
  • Faça manutenção do automóvel regularmente;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Mantenha sempre a distância de segurança;
  • Se beber, não conduza! Conduzir alcoolizado pode pôr a sua vida e a dos outros em perigo;
  • Caso conduza por largos períodos de tempo, faça paragens e pausas para descansar;
  • Conduza com uma postura correta, conduzir com o banco para trás ou com  braço de fora pode diminuir o seu tempo de resposta;
  • Conduza com as luzes corretas, não use máximos porque pode encadear outros condutores e conduzir sem luzes pode impossibilitar a visualização em locais escuros.

 

 

 

A Seguitex

Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.

 

Temos várias opções de seguros à sua disposição. Saiba mais aqui e peça a sua simulação: