Seguro para Influencers Digitais: preciso mesmo?

Ser influencer digital é uma profissão que aparentemente não acarreta riscos, mas a verdade é que existem alguns. Nomeadamente quando se trabalha com marcas e existe contacto com o público, podem surgir problemas de caráter legal ou financeiro e que podem prejudicar de alguma forma o trabalho do influencer. 

Por isso, o seguro para influenciadores digitais é a melhor solução. Este seguro protege os influenciadores digitais de problemas como acidentes que surjam com terceiros em eventos e workshops presenciais, ou até problemas na publicidade a uma marca ou produto. 

Com este artigo da Seguitex ficará a saber de que forma um influencer se pode proteger dos riscos associados à sua profissão, de forma a que possa desempenhar as suas funções da melhor forma, sem que preocupações ou incidentes atrapalhem o processo. 

O que é seguro para influencers digitais?

O seguro para influencers digitais é um tipo de seguro que se destina a riscos associados à atividade online por parte dos influencers. 

Este é um seguro que protege os criadores de conteúdo online de situações como reclamações, processos legais ou até danos financeiros decorrentes da sua atividade. Com este seguro, os influencers podem estar mais descansados face ao seu trabalho de colaboração com marcas. 

Porque é importante um seguro de responsabilidade civil para influenciadores digitais?

Um seguro para influenciadores digitais é muito importante, é uma cobertura de responsabilidade civil é essencial, porque apresenta coberturas como:

  • Cobre danos causados a terceiros , como marcas, seguidores ou parceiros, devido a erros, omissões ou conteúdos que possam ser considerados ilegais ou ofensivos;
  • Protege contra reclamações por violação de direitos de autor, uso indevido de imagem ou publicidade enganosa;
  • Ajuda a evitar custos elevados com processos judiciais ou indemnizações;
  • Permite trabalhar com marcas de forma segura, muitas vezes exigida nos contratos de parceria.

Tipos de seguro para influencers digitais

Existem vários tipos de seguro para influenciadores digitais, e é importante haver informação sobre as opções que existem e qual se adequa às necessidades do segurado. Assim, dentro dos tipos de seguro para influencers destacam-se alguns, como é o caso de:

Responsabilidade civil profissional: este seguro cobre danos a terceiros e questões legais relacionadas com a atividade digital dos influencers;

Responsabilidade civil geral: responsável por cobrir acidentes que possam acontecer em eventos presenciais ou gravações;

Seguro de equipamentos: protege smartphones, câmaras, drones e outros equipamentos utilizados para criar conteúdo online;

Seguro de interrupção de atividade: cobre perdas financeiras que resultem de incidentes que impeçam a criação de conteúdo;

Seguro de ciber-riscos: protege contra ataques informáticos, hacking, roubo de dados ou conteúdos.

Casos práticos que mostram o custo de não ter seguro de responsabilidade civil para influenciadores digitais

A ausência de um seguro para influenciadores digitais pode corresponder a perdas financeiras avultadas. 

Por exemplo, um influencer publica uma revisão de produto incorreta e causa prejuízo à marca. Sem seguro, o influenciador terá de pagar indemnização que pode ultrapassar 10.000 €. 

Outro exemplo é a participação num evento ou num workshop onde estão presentes seguidores, e alguém se magoa. Esta situação traduz-se em custos médicos e responsabilidade civil que podem ser bastante elevados. 

Assim, torna-se evidente a importância de ter um seguro para influenciadores digitais, uma vez que são alguns os riscos a que estes trabalhadores estão expostos. 

Seguro de garantia estendida: vale a pena?

Um influencer em Portugal é obrigado por lei a ter seguro?

Não há a obrigatoriedade de existência do seguro para influenciadores digitais em Portugal. Porém, é bastante recomendado porque:

  • Muitas marcas exigem seguro como condição contratual para parcerias;
  • Influencers que realizam eventos presenciais ou workshops podem ter obrigações legais em responsabilidade civil geral, de forma a evitar despesas resultantes de danos a terceiros. 

Quanto custa um seguro para influencers?

O valor do seguro para influenciadores digitais depende do tipo de cobertura, nível de capital segurado e experiência do profissional:

  • Responsabilidade civil profissional básica: 150 € a 500 €/ano;
  • Cobertura completa com equipamentos e ciber-riscos: 500 € a 1.500 €/ano;
  • Planos personalizados para grandes influencers ou agências: podem ultrapassar 2.000 €/ano.

Para mais informações entre em contacto com a Seguitex. Através da Seguitex tem acesso aos melhores profissionais, que lhe farão todas as informações e todo o apoio que necessita sobre o seguro para influenciadores digitais. 

Regras #pub: o que tenho de colocar?

De forma a cumprir a lei e a manter boas práticas profissionais, deve utilizar #pub quando:

  • A publicação é paga ou patrocinada;
  • Quando há produtos enviados gratuitamente pelas marcas;
  • Garantir transparência com os seguidores para evitar denúncias de publicidade enganosa;

Deve ainda seguir as diretrizes da ASAE, e do Código da Publicidade.

Marcas exigem seguro no contrato?

Cada vez mais as marcas pedem seguro de responsabilidade civil, nomeadamente em situações como:

  • Campanhas de grande investimento;
  • Eventos presenciais com público;
  • Lançamentos de produtos ou experiências digitais.

Ter um seguro aumenta a credibilidade de um influenciador bem como da marca que pretende representar. 

Conclusão 

O seguro para influenciadores digitais é uma forma de os influencers protegerem a sua atividade profissional, prevenir contratempos legais e financeiros. Uma vez que com a ausência de seguro os custos possam ser avultados, é importante prevenir-se e o investimento num seguro para influenciadores digitais é o mais importante. 

Ao escolher um seguro, considere:

  • Tipo de cobertura (RC profissional, equipamentos, ciber-riscos);
  • Limites de indemnização;
  • Frequência e tipo de atividades digitais;
  • Requisitos de marcas parceiras.

Ao escolher o melhor seguro, um influenciador está protegido e pode assim dedicar-se a criar conteúdo sem ter presentes preocupações relativas a imprevistos da esfera legal e financeira.

Vantagens de escolher a Seguitex

O facto de trabalharmos com todas as seguradoras permite que haja uma maior opção de escolha de qual seguro se adapta melhor ao que procura.
Existe ainda a opção de a Seguitex escolher qual das seguradoras pode oferecer uma proposta mais adequada às suas necessidades. Tudo isto poupa-lhe tempo e dinheiro.

 

 

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

 

A Seguitex

Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.