Como escolher o melhor seguro de saúde

Como escolher o melhor seguro de saúde

Quer fazer um seguro de saúde e não sabe por onde começar? Quer escolher o melhor seguro de saúde mas existe muita oferta? Saiba que escolher o seguro de saúde certo depende de muitas coisas.

 

A maioria dos gestores financeiros diz que ter um plano de saúde é o ponto de partida de todos os planos financeiros. Mesmo antes de começar a investir para atingir os seus objetivos, obter uma cobertura de seguro de saúde adequada para si e para a família ajuda.

Mas antes de mais, é importante saber o que é um seguro de saúde.

 

O que é um seguro de saúde?

O seguro de saúde é um tipo de seguro que cobre despesas médicas que surgem devido a uma doença. Essas despesas podem estar relacionadas a custos de hospitalização, custo de medicamentos ou taxas de consulta médica, às vezes, odontológicas incorridas pelo segurado. O seguro de saúde pode reembolsar o segurado por despesas decorrentes de doença ou lesão, ou pagar diretamente ao prestador de cuidados.

 

Quem precisa de seguro de saúde?

A resposta simples é todos. O seguro de saúde pode ajudar a compensar os custos de problemas médicos menores ou maiores, incluindo cirurgias ou tratamento de doenças com risco de vida.

Ninguém tem planos de ficar doente ou aleijar-se, mas uma doença grave pode atingir qualquer pessoa a qualquer momento. O custo do tratamento da doença pode causar sérios problemas financeiros nas economias que acumulou ao longo do tempo. Isso significa que pode ter que comprometer a sua saúde financeira.

 

Peça ainda hoje a sua simulação de seguro de saúde.

 

Seguros de Saúde em Portugal

De acordo com os dados do estudo Basef Seguros da Marktest para o acumulado do ano 2020, 2 milhões e 956 mil portugueses possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 32.9% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

Como escolher um bom seguro de saúde?

Escolher um bom seguro de saúde é um pouco como decidir sobre o tipo certo de carro. Cada modelo tem recursos diferentes, mas quais recursos fazem sentido para si?

Da mesma forma, ao decidir que tipo de cobertura de saúde é melhor para si e para a sua família, é importante determinar quais são as suas necessidades antes de decidir sobre o tipo de plano desejado.

Alguns planos protegem contra grandes custos médicos, mas não os serviços mais rotineiros, como um check-up médico. Esses planos geralmente são mais baratos do que os planos abrangentes, que protegem em caso de emergências médicas, visitas de rotina, entre outros.

Como escolher um bom seguro de saúde

Escolher o melhor seguro de saúde é mais complexo do que parece. Saiba o que deve ter em conta antes de fazer a sua escolha.

 

1. Consultas e exames sem ter de esperar

Ter um seguro de saúde permite que evite listas de espera para ser atendido na especialidade que pretende.

 

2. Escolha as melhores coberturas para cada idade

Existem seguros a pensar em bebés e jovens como existem seguros a pensar na terceira idade. Todos têm necessidades diferentes e coberturas distintas. É preciso ter sempre isto em atenção.

 

3. Ajuste os limites das coberturas e avalie copagamentos

É importante ter atenção aos limites das coberturas e dos copagamentos, pois dependendo da situação pode existir a necessidade de pagar determinada percentagem do ato médico.

 

4. A rede de prestadores de serviços é suficiente

Tenha em atenção a rede de prestadores de serviços que inclui o seguro de saúde, pois o médico que frequenta pode não ter parceria com essa seguradora.

 

5. Esteja atento aos períodos de carência

O período de carência é um dos fatores a ser considerado no momento de escolher um seguro de saúde. O período de carência num seguro é o tempo que decorre entre a data do início do contrato e a data em que as respetivas coberturas e garantias podem ser acionadas. 

 

6. O serviço de assistência é muito importante

Imagine que não consegue ir ao médico mas precisa de uma consulta. O serviço de assistência permite enviar um médico ou enfermeiro a casa ou mesmo enviar medicação ao domicílio. Pode também haver a possibilidade de fazer uma chamada ou videochamada com um profissional de saúde.

 

7. Assegure bons capitais

É importante ter um bom capital seguro para hospitalização e doenças graves uma vez que os procedimentos associados a estas situações podem ser mais custosos.

 

8. Equilibrar o custo e cobertura do seguro de saúde

Antes de escolher um plano, pode ser útil descobrir como vai pagar pelos cuidados. Quanto é o co-pagamento, franquia ou cosseguro? E quanto ao máximo desembolsado?

 

Alguns planos podem cobrar um prémio mais alto a cada mês, oferecendo co-pagamentos, franquias e cosseguros mais baixos. Outros que cobram prémios mais baixos podem fazer com que pague mais do seu bolso ao usar seu plano num hospital privado ou consultório médico.

Muitas vezes a escolha é com base na previsibilidade e acessibilidade. Um prémio mais alto pode ser preferível para quem procura custos diretos mais baixos, enquanto aqueles que não antecipam o uso de serviços podem escolher um plano premium mais baixo com o risco de custos diretos mais altos.

Seja qual for o plano que decidir, é importante encontrar um equilíbrio entre o que está disposto a pagar e o nível de cobertura com o qual você se sente confortável.

 

Perguntas a serem feitas antes de escolher um seguro de saúde

  • Com que frequência vai ao médico ou a sua família precisa de cuidados médicos?

Muitos dos custos são cobertos por si até atingir a franquia do seguro de saúde. Se prevê muitas visitas ao médico, pode querer uma franquia mais baixa. Mas, planos com franquias mais baixas geralmente têm um prémio mensal mais alto.

  • Tem alguma cirurgia planeada?

Despesas como cirurgias são algo que deve ter em atenção no momento de escolher o seu seguro de saúde. 

  • Tem um médico que visita regularmente?

Se sim certifique-se de que o médico está na rede de cobertura para o plano que escolher.

  • Que outros benefícios deve considerar?

Ao comparar planos de saúde, procure ferramentas e serviços úteis que possam ser gratuitos e que o ajudem a economizar tempo e dinheiro, além de apoiar a sua saúde. Neste sentido pode escolher a Seguitex para pedir a sua simulação, pois ao trabalhar com todas as seguradoras consegue fazer um levantamento junto das mesmas de forma a conseguir enviar-lhe a melhor e mais barata solução para o seu seguro de saúde.

 

Extras a ter em atenção ao escolher o melhor seguro de saúde

  • A seguradora tem sites ou aplicativo móvel para gerir a sua apólice?
  • A seguradora tem equipas de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana?
  • A seguradora tem uma linha telefónica de informações de saúde para ajudar a encontrar respostas para as suas perguntas médicas?

 

Que seguradoras disponibilizam seguro de saúde?

Existe bastante escolha e é preciso ter em atenção todos os aspetos, já mencionados, no momento de escolher o melhor seguro de saúde para si e para a sua família. As seguradoras são:

  • Fidelidade
  • Mgen
  • AGEAS 
  • Generali
  • Allianz Portugal
  • Vitoria Seguros
  • Lusitania Seguros
  • Zurich Seguros
  • Una Seguros
  • Liberty
  • Caravela
  • Asisa 
  • Real vida
  • Mapfre 

 

No entanto, não necessita de pedir uma simulação de seguro de saúde a todas as seguradoras. Apenas precisa de entrar em contacto com a Seguitex que vai solicitar, junto destas seguradoras, uma simulação de acordo com o seu perfil e necessidades e depois lhe irá enviar a melhor proposta de seguro de saúde. Assim, poupa tempo e tem a certeza de receber a proposta que procura.

 

Qual é a diferença entre seguro ou plano de saúde

Um seguro de saúde é um produto mais amplo que, além de incluir acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde, inclui também serviços de hospitalização, ambulatório ou assistência em caso de doenças graves.

Já um plano de saúde é como uma rede de descontos em consultas e cuidados de saúde, a um preço convencionado. Não está condicionado a limites de idade, períodos de carência, exclusões por doença pré-existente ou franquias e co-pagamentos.

 

O que é a franquia e o co-pagamento em seguros de saúde

A franquia no seguro de saúde refere-se ao montante que fica a cargo da pessoa segurada. O co-pagamento representa o valor que fica a cargo da pessoa segura sempre que vai a uma consulta.

 

Como encontrar o melhor seguro de saúde?

Antes de contratar um seguro de saúde peça uma simulação na Seguitex e assim descobrir quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de saúde de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex tem também a garantia de obter o seguro de saúde mais barato

 

A Seguitex é uma corretora de seguros, com sede em Braga que disponibiliza soluções de seguro para empresas e particulares.

Desenhamos e oferecemos soluções a preços competitivos de forma a proteger e a reforçar as organizações e os indivíduos, de acordo com as necessidades de cada um.

Temos mais de 40 anos no mercado e com mais de 15 000 clientes satisfeitos, continuamos a trabalhar e a aconselhar os nossos clientes em todas as suas necessidade e em todos os momentos para que possam ter a garantia de fazer escolhas com segurança.

 

Temos várias opções de seguros à sua disposição. Saiba mais aqui e peça a sua simulação.