Franquia do Seguro: O que é e como funciona

franquia seguro

Sabe o que é a franquia do seguro? Está à procura de mais informações sobre seguros sem franquia ou dos tipos de franquia que existem? 

Com a Seguitex, vai saber o que é a franquia de um seguro e tudo sobre seguros!

 

O que é a franquia do seguro?

A franquia de seguro é o valor que, em caso de sinistro, o segurado tem de pagar. Ou seja, é o valor estabelecido no contrato de seguro que fica a cargo do cliente em caso de sinistro. 

A franquia é utilizada para diminuir o risco de sinistro e, consequentemente, diminuir o valor das apólices de seguro. 

Quanto maior a franquia, menor será o valor da apólice, já que o segurado está a assumir uma parcela do risco. 

No entanto, é importante lembrar que a franquia também pode ser utilizada como uma forma de co-participação do segurado nos custos do seguro, o que pode ser uma forma mais justa de distribuição do risco entre o segurador e o segurado.

 

Como funciona a franquia do seguro?

A franquia pode ter um valor fixo ou ser uma percentagem do capital seguro. Tal como existem vários seguros, as franquias também não funcionam igual em todas, dependendo de caso para caso. 

A franquia pode ser negociada, ou então obrigatória em alguns casos, e estará sempre presente na apólice de seguro. 

Mostramos, de seguida, alguns exemplos de como funcionam as franquias em alguns tipos de seguros.  

 

Franquia seguro automóvel

Num seguro automóvel, o valor da franquia pode ser calculado com base nos danos que ocorrem na viatura ou numa percentagem do valor da mesma. Neste caso o valor da franquia depende também das coberturas. 

Exemplificando, se o seu carro tem um valor comercial de 10000 euros e negociou uma franquia de 3%, ou seja, 300 euros, num orçamento de reparação de 600 euros, a seguradora paga 300 e cliente paga os outros 300. 

Se quer saber mais sobre as condições da franquia no seguro automóvel, contacte a Seguitex!

 

 

Como escolher o melhor seguro automóvel

 

 

Franquia seguro habitação

No caso da franquia nos seguros de habitação, é necessário perder algum tempo a perceber o valor da franquia, pois uma franquia mais alta pode garantir uma melhor cobertura que uma franquia mais baixa naqueles sinistros que realmente importam.

 

Franquia seguro de saúde

Relativamente ao seguro de saúde, a franquia pode ser um montante monetário (anual ou por ato médico), um período de tempo ou uma percentagem. 

Se for um período de tempo, significa que durante esse tempo tem de pagar o ato médico na totalidade. 

Se for um montante monetário, por exemplo 100 euros por ano, significa que só após gastar esses 100 euros é que tem direito ao reembolso ou copagamento. Se for por ato médico, se a franquia for de 100 euros e um ato médico de 500 euros, a seguradora paga 400 euros. 

 

 

Como escolher o melhor seguro de saúde

 

Que tipos de franquias existem?

Existem diferentes tipos de franquias que podem ser estabelecidas num seguro, dependendo do tipo de cobertura escolhida e das condições da apólice. Existem diferentes tipos de franquias, tais como:

  • Obrigatórias – estes tipos de franquias têm de ser inseridas nas condições gerais da apólice;
  • Fixas – o valor destas franquias não depende do valor do prejuízo ou do capital seguro;
  • Facultativas – o segurado pode escolher entre várias opções de franquias;
  • Variáveis – os valores dependem do montante dos danos causados por um sinistro;
  • Absolutas – são sempre dedutíveis, independentemente do valor de indemnização;
  • Relativas – dependem do valor de indemnização;
  • Numerárias – estão ligadas a valores monetários;
  • Temporais – referem-se períodos de tempo e não a valores.

 

A franquia influencia o preço de um seguro?

É verdade, o valor da franquia influencia o preço de um seguro! Geralmente, um seguro com um prémio superior possui franquias mais baixas e um seguro com um custo mais baixo possui um seguro com franquias superiores. 

Assim, é importante ter em atenção os seguintes fatores:

  • A franquia, quando existe, fica previamente definida nas condições da apólice do seguro, sendo contratualizada entre seguradora e segurado;
  • Realize uma análise profunda ao tipo de franquia que está definida nas condições particulares da apólice de seguro, já que a franquia pode ser um valor fixo ou uma percentagem do valor do capital seguro ou do dano causado;
  • As franquias dependem de seguro para seguro e as respetivas condições são definidas pelos segurados.

 

É importante lembrar que a franquia não é o único fator que influencia o preço de um seguro. 

Outros fatores que podem influenciar o valor do prémio incluem o tipo de cobertura escolhida, o risco envolvido na apólice, o perfil do segurado e as condições da apólice. Por isso, é importante avaliar todos esses fatores ao escolher um seguro.

 

Seguro sem franquia

Um seguro não ter franquia significa que a seguradora assume totalmente o pagamento dos prejuízos causados num sinistro.

Alguns seguros podem ser contratados sem a necessidade de uma franquia, ou seja, o segurado não terá que assumir com nenhum valor em caso de sinistro. Esses seguros são conhecidos como “seguro sem franquia” ou “franquia zero”.

No entanto, é importante lembrar que, em geral, os seguros sem franquia têm um prémio mais alto, já que a seguradora terá mais responsabilidade pelos danos causados em caso de sinistro.

Além disso, é importante verificar as condições da apólice e entender exatamente o que está coberto pelo seguro, pois alguns tipos de danos podem não estar incluídos na cobertura.

 

Conclusão

A franquia do seguro é uma quantia que o segurado deve arcar quando ocorre um sinistro, ou seja, um evento coberto pelo seguro. 

Ela é definida no momento da contratação da apólice e pode ser estabelecida de acordo com as necessidades e condições do segurado, bem como o tipo de cobertura escolhida e o risco envolvido na apólice.

A franquia pode ser fixa ou variável, e pode ser estabelecida como um valor absoluto ou um percentual do valor dos danos causados pelo sinistro.

Ao contratar um seguro, é importante avaliar o valor da franquia e verificar se ela é adequada às suas necessidades e possibilidades financeiras. Além disso, é importante ler atentamente as condições da apólice e entender como a franquia funciona, para saber exatamente o que está coberto pelo seguro e o que deve ser pago pelo segurado em caso de sinistro.

Alguns seguros podem ser contratados sem a necessidade de uma franquia, mas esses seguros geralmente têm um prémio mais alto e é importante verificar as condições da apólice para entender o que está coberto pelo seguro.

 

 

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. 

Entre em contacto com a Seguitex para ter o melhor e mais barato seguro!

 

A Seguitex

Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.