Período de Carência nos Seguros: O que é e como funciona

período de carência nos seguros

Ao contratar um seguro pode se deparar com o conceito “período de carência”. Não sabe do que se trata? Neste artigo da Seguitex vai ficar a saber o que é e como funciona o período de carência!

 

O que é período de carência de um seguro?

O período de carência de um seguro é o tempo entre o início do contrato e uma determinada data onde as coberturas e garantias não estão ativas nem podem ser acionadas. 

Estando explícito nas apólices de seguro, o período de carência pode ser relativo a todas as coberturas ou só a algumas coberturas.

Não existe uma regra geral no que toca ao período de carência nos seguros, ele varia consoante o seguro, sendo que, em todos os casos, a pessoa segurada não pode usufruir dos benefícios do seguro durante este período. 

 

Para que serve o período de carência?

O período de carência serve para salvaguardar as seguradoras e as proteger de possíveis situações de fraude ou aproveitamento de clientes que subscrevem um seguro para cobrir despesas que já esperavam e depois cancelam-no. 

 

 

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Como funciona o período de carência?

Depois do período de carência, o segurado fica coberto e garante a sua proteção, dependendo do seguro.

Se um seguro tiver diferentes períodos de carência para várias coberturas, o segurado pode acionar as coberturas após este período, mas esperar que as outras fiquem ativas. 

 

Todos os seguros têm período de carência?

Nem todos os seguros têm período de carência e, mesmo aqueles que costumam ter, em alguns casos pode não se observar períodos de carência, apesar de ser raro.

 

 

Tipos de seguros com período de carência

Existem alguns seguros com períodos de carência, tais como:

O seguro de saúde é o principal tipo de seguro com período de carência, uma vez que há um maior risco das pessoas subscreverem este seguro após saberem de algum problema de saúde e, sem este período, podiam usufruir das garantias e depois dos tratamentos terminar o contrato, dando prejuízos às seguradoras.

 

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Como funciona o período de carência nos seguros de saúde?

O período de carência não é igual em todos os seguros de saúde e, dentro do mesmo seguro, várias coberturas podem ter períodos diferentes.

Nos seguros de saúde, os primeiros sintomas e o diagnóstico têm de ocorrer durante o período em que as coberturas já estão ativas!

 

Eis alguns exemplos do período de carência em seguros de saúde:

  • Internamento hospital – 180 dias;
  • Parto – 365 dias;
  • Internamento psiquiátrico – 180 dias;
  • Consultas de psiquiatria, psicologia e sessões de psicoterapia – 60 dias;
  • Ambulatório – 60 dias;
  • Assistência Domiciliária – 60 dias;
  • Próteses e ortóteses – 60 dias;
  • Doenças graves – 180 dias;
  • Medicina preventiva – 60 dias.

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É possível ter Seguro de Saúde sem período de carência?

É possível encontrar um seguro de saúde sem período de carência, no entanto é raro. Para além disto, existem algumas situações onde não se verifica período de carência. 

Em caso de transferência de seguro, caso a apólice de seguro anterior e atual tiverem as mesmas garantias e capitais, apenas as novas coberturas têm períodos de carência (a única exceção é a cobertura de parto, que tem sempre um período de carência de 365 dias).

Para além disto, a inclusão de um recém-nascido no seguro de saúde que tenha como pessoa segura um dos pais, deve ser efetuada até 30 dias após a data de nascimento, para que não haja novos períodos de carência. 

 

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Conclusão

Agora que já sabe o que é o período de carência nos seguros, está mais preparado para aderir a um seguro, principalmente ao seguro de saúde onde se verificam vários períodos de carência para diferentes coberturas.

Se mesmo com este artigo ficou com dúvidas, entre em contacto com a Seguitex! Estamos ao seu dispor para o esclarecer e ajudá-lo a escolher o seguro mais adequado para si, avaliando as suas necessidades. 

 

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