Seguro de Proteção de Rendas: tudo o que precisa de saber

seguro de protecao de rendas senhorios

Geralmente, o inquilino paga uma renda mensalmente ao seu senhorio como contrapartida do uso do seu imóvel. Por vezes, este pagamento atrasa-se e os senhorios ficam prejudicados. Quer arrendar uma propriedade e prevenir possíveis problemas? Não sabe como recuperar rendas em atraso? Hoje vamos esclarecer tudo sobre os seguros de rendas!

Se o inquilino não cumprir com o pagamento de renda, o senhorio tem o direito de recorrer a meios legais. Mas, para além disto, o senhorio pode recorrer a seguros de renda que lhe vão proporcionar maior segurança.

 

O que é um seguro de proteção de rendas?

O seguro de proteção de rendas é, então, um seguro que garante o pagamento das rendas em casos de incapacidade para o trabalho por doença ou acidente do inquilino.

Para mais esclarecimentos e informações não hesite em contactar a Seguitex! Os melhores e mais baratos seguros de acordo com o seu perfil e necessidades!

 

Seguro por incumprimento de rendas: o que cobre?

Um seguro de rendas, geralmente, cobre o pagamento de rendas em atraso e proporciona defesa jurídica, caso seja necessário.

Caso o seu inquilino deixe de pagar a renda, quer seja por desemprego, doença, hospitalização, entre outros fatores, com um seguro garante que recebe o pagamento das rendas.

No caso da defesa jurídica, o seguro defende os seus direitos em todas as situações e conflitos relacionados com o contrato de arrendamento em vigor, falta de pagamento de rendas e até mesmo a realização de obras sem a autorização do senhorio.

 

Peça já a sua simulação de seguro de proteção de rendas!

 

Como funciona um seguro de proteção de rendas?

Tanto o senhorio quanto o inclino podem aderir ao seguro de rendas. Em qualquer um dos casos, o inquilino deve:

  • Possuir cidadania portuguesa, de Estado -Membro da União Europeia ou, no caso de cidadãos de outros países, possuir autorização de residência ou de permanência por período igual ou superior ao prazo mínimo do arrendamento;
  • Prestar informações verdadeiras;
  • Cumprir os deveres explícitos no contrato de arrendamento.

Para acionar o seguro de rendas, deve comunicar o sinistro ao segurador no prazo de oito dias após o conhecimento do acontecimento do mesmo, explicando as circunstâncias, causas e consequências.

 

Quanto custa um seguro de rendas?

O preço de um seguro para senhorios que garante o incumprimento de rendas por parte dos inquilinos varia consoante a renda cobrada. Ou seja, quanto maior for a renda, maior será o preço a pagar pelo seguro.

Com a Seguitex pode encontrar o melhor e mais barato seguro de renda. Faça já a sua simulação online!

 

Vantagens de um seguro de proteção de rendas

Um seguro de rendas para senhorio pode ter várias vantagens aquando do incumprimento de rendas por parte dos inquilinos. Este tipo de seguro dá uma maior segurança ao proprietário, pois protege o rendimento do senhorio face à possibilidade do inquilino não pagar a renda.

Além disto, um seguro de rendas, em situações de incapacidade para trabalho, doença, acidente, entre outros fatores, garante os compromissos financeiros assumidos pelo inquilino. 

Assim, pode sentir-se seguro e resolver todos os problemas com o seu inquilino de uma forma rápida e prática. 

 

 

Incumprimento do pagamento de rendas: o que diz a lei?

Segundo o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) o senhorio tem o direito de resolver o contrato de arrendamento se o inquilino falhar com o pagamento da renda durante três ou mais meses. Caso o inquilino demore mais de oito dias para pagar a renda por mais de quatro vezes seguidas no período de um ano, o senhorio também pode encerrar o contrato. 

Para além disto, o senhorio pode manter o contrato, mas exigir as rendas em atraso e ainda cobrar uma indemnização de 50% do montante em falta. Se um inquilino não pagar uma renda, mas quiser pagar as seguintes, o senhorio pode recusar este pagamento uma vez que existe uma renda em falta.

 

Qual o período de carência de um seguro de rendas?

O período de carência é um período de tempo em que a pessoa segura não tem direito a ser pago por algum sinistro que possa acontecer. Neste seguro para senhorios está sujeito a um período de carência de 120 dias. 

 

Quando é obrigatório fazer o seguro de proteção de renda?

O seguro de renda torna-se obrigatório para senhorios e inquilinos que celebrem um contrato através do Programa de Arrendamento Acessível. Este programa tem o objetivo de promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a preços compatíveis com os rendimentos das famílias.

 

Que seguradoras disponibilizam seguro de rendas?

A Seguitex trabalha com várias seguradoras que disponibilizam seguros de rendas, no entanto, apenas precisa de entrar em contacto com a Seguitex que vai solicitar, junto das seguradoras, uma simulação de acordo com o seu perfil e necessidades e depois lhe irá enviar a melhor proposta de seguro com rapidez. Assim, poupa tempo e tem a certeza de receber a proposta que procura.

 

 

Como encontrar o melhor seguro de rendas?

Antes de contratar um seguro de rendas, peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o seguro de rendas mais barato. 

A Seguitex é uma corretora de seguros, com sede em Braga, que disponibiliza soluções de seguro para empresas e particulares.

Desenhamos e oferecemos soluções a preços competitivos de forma a proteger e a reforçar as organizações e os indivíduos, de acordo com as necessidades de cada um.

Temos mais de 40 anos no mercado e com mais de 15 000 clientes satisfeitos, continuamos a trabalhar e a aconselhar os nossos clientes em todas as suas necessidades e em todos os momentos para que possam ter a garantia de fazer escolhas com segurança.

 

Temos várias opções de seguros à sua disposição. Saiba mais aqui e peça a sua simulação: