Seguro para Reboques e Atrelados. É obrigatório?

Seguro para reboque e atrelado

Caso alguma vez tenha sentido necessidade de transportar um bem de grandes dimensões e pensou em recorrer a um atrelado, saiba que é de grande importância ter um seguro para reboques e atrelados.

Neste artigo vamos elucidá-lo acerca de algumas informações de relevo que dizem respeito a este tipo de seguro.

Antes de mais, vamos tentar perceber o que são reboques e atrelado.

 

Reboques e atrelados: o que são?

Reboques e atrelados são veículos independentes não motorizados que estão unidos e ligados a um veículo principal, como um carro, camião ou moto. Servem para transportar cargas ou outros objetos, como: transporte de barcos, cavalos, carros, motas, entre outros.

 

Seguro para reboques: o que é?

O seguro para reboques refere-se à cobertura de seguro destinada especificamente a reboques e protege eventuais danos do reboque a terceiros.

O reboque passa a ter uma apólice própria, e assim pode ser utilizado em qualquer veículo.

 

Seguro para atrelados: o que é?

O seguro para atrelados é o mesmo que o seguro para reboques. Isto é, o seguro para atrelados protege terceiros de incidentes que possam ser provocados por um atrelado.

 

O Seguro para Reboques e Atrelados é obrigatório?

Caso pretenda utilizar um atrelado e que este seja legal, é obrigatória a existência de um seguro para reboques e atrelados.

O seguro de reboques e atrelados pode ser feito em separado do seguro automóvel.

 

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Quais são as coberturas do seguro para reboques e atrelado?

O seguro de responsabilidade civil para reboques e atrelado destina-se a abranger quaisquer danos causados a terceiros, sejam materiais ou corporais.

 

Tipos de Seguro de Reboque e Atrelados Disponíveis

São vários os tipos de seguros de reboque e atrelados disponíveis.

O seguro de responsabilidade civil é o seguro base, e que é obrigatório. Existe também o seguro de reboque e atrelados para danos próprios, que protege o condutor do atrelado de incidentes que possa vir a sofrer com o atrelado.

No entanto, caso queira transportar bens materiais em específico, ou a viatura que utiliza não é um carro, existem outros seguros de atrelado disponíveis:

1.      Seguro de Reboque de Trator Agrícola

Seguro obrigatório para condutores de máquinas agrícolas ou florestais que transitem na via pública.

 

2.      Seguro de Reboques para motas

Este tipo de seguro destina-se a reboques para motas.

 

3.      Seguro de Caravanas

O seguro de caravanas é útil para quem tem uma caravana ou pretende alugar uma. Atualmente, há a possibilidade de criar um seguro temporário, que pode ir de 1 a 28 dias.

 

4.      Seguro para reboques de barco

Este seguro protege qualquer tipo de embarcação, caso esteja no mar ou em terra parada.

Terceiros ou quem está no barco é protegido pelo seguro em caso de algum incidente.

 

5.      Seguro para reboques de veículos recreativos

Destina-se às chamadas “casas sobre rodas”. O seguro em questão protege danos a terceiros, e há ainda a opção de proteção de danos próprios.

 

 

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Quanto custa o seguro para reboques e atrelados?

O preço do seguro para reboques e atrelados depende do tipo de seguro escolhido e da seguradora.

Caso escolha o seguro tradicional, que abrange apenas danos a terceiros, o seu preço é menor. No entanto, caso tenha preferência também pela cobertura de danos próprios, o custo será maior.

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Seguro para reboques e atrelados: O que diz a Lei

No caso do seguro para reboques e atrelados existem pontos na lei a ter em consideração (DL n.º 37/2014, de 14 de Março), desde as habilitações de quem utiliza um atrelado até aos limites de velocidade a praticar.

A partir do momento em que se possui um atrelado ou reboque, os limites de velocidade mudam e diferem dos limites de velocidade de um veículo normal:

  •         Dentro das localidades: 50km/h;
  •         Em outras vias públicas: 70 km/h;
  •         Vias destinadas a carros e motociclos: 80 km/h;
  •         Autoestrada: 100 km/h.

 

Pessoas que conduzam um veículo com atrelado até 3500 kg podem fazê-lo com a carta de condução de tipologia B.

No entanto, caso o peso total do veículo e do reboque superem os 3500 kg, deve-se tirar a habilitação na categoria BE, ao realizar um exame prático de condução pelo IMT.

Existe ainda a obrigatoriedade de o condutor de um reboque com mais de 300 kg possuir o Documento Único Automóvel.

 

 

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Regras do atrelado

No caso de ter um seguro de atrelado, é essencial saber as regras que deve respeitar na sua utilização.

 

As regras do atrelado são:

  •         Uma matrícula própria, caso tenha um peso superior a 300 kg;
  •         Num atrelado que pese mais do que 300 kg é também obrigatório o Documento Único Automóvel;
  •         É necessário um seguro nos casos de atrelados que excedam os 300 kg;
  •         Os atrelados são obrigados a dispor de um sistema de iluminação própria.

 

Quem pode conduzir com atrelado?

Qualquer pessoa que possua carta de condução na categoria B (para ligeiros) pode conduzir um atrelado, caso o atrelado e o veículo não ultrapassem os 3500 kg.

Caso o conjunto do atrelado e do veículo pesem mais do que 4250 kg no limite, é obrigatório que o condutor possua a carta de condução BE.

O tipo de carta de condução BE permite que a pessoa esteja habilitada a conduzir tratores agrícolas ou florestais com reboques, ou uma máquina agrícola ou florestal.

Caso queira pedir a licença pode fazê-lo através Direções Regionais e Delegações Distritais do IMT , ou através do IMT Online

 

O que é preciso para conduzir um reboque?

Caso queira acionar um seguro de reboque, acima de tudo é importante ter em conta quais as condições que o permitem ter um reboque.

Condutores que tenham habilitações na categoria B podem conduzir veículos a motor com um peso até 3500 kg, onde o peso do reboque pode estar incluído.

Ou seja, para veículos que pesem até 3500 kg, qualquer pessoa com carte de condução na categoria B pode ter um reboque.

 

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

 

 

 

 

 

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