Seguro de Acidentes de Trabalho: É Obrigatório?

seguro acidentes de trabalho

Procura mais proteção no seu trabalho? Quer um seguro de acidentes de trabalho por conta própria? É um trabalhador independente e precisa de um seguro de acidentes de trabalho? Hoje mostramos tudo o que precisa saber sobre seguros de acidentes de trabalho para particulares.

 

Seguro de acidentes de trabalho: O que é?

O seguro de acidentes de trabalho garante os cuidados e indemnizações necessários caso ocorram acidentes durante o horário de trabalho ou nas viagens de ida e volta do trabalho.

 

O Seguro de Acidentes de Trabalho é obrigatório?

Este seguro é obrigatório por lei para quem trabalha por conta de outrem e também para os trabalhadores independentes. A inexistência de seguro pode implicar o pagamento de uma coima.

 

O que cobre um seguro de acidentes de trabalho?

As coberturas de um seguro de acidentes de trabalho depende da seguradora e, também, das coberturas escolhidas. No entanto, as coberturas mais comuns são:

  • Pagamento de pensões por incapacidade temporária ou permanente;
  • Despesas médicas, cirúrgicas, hospitalares e farmacêuticas;
  • Despesas em caso de morte;
  • Assistência psíquica;
  • Acidentes pessoais;
  • Acidentes em viagem profissional.

 

 

Quanto custa um seguro de acidentes de trabalho?

O preço de um seguro de acidentes de trabalho depende das coberturas escolhidas, uma vez que quanta mais proteção maior será o preço a pagar pelo seguro.

 

Seguro de acidentes de trabalho: Vantagens

Para além de obrigatório, o seguro de acidentes de trabalho é extremamente necessário, pois qualquer pessoa pode ter um acidente nas diferentes situações do dia a dia, mesmo que realize um trabalho calmo ou seja trabalhador independente. Assim, em caso de infortúnio, fica protegido de qualquer despesa.

 

Proteja-se! Peça já a sua simulação de seguro de acidentes de trabalho!

 

Quem precisa de um seguro de acidentes de trabalho?

Como foi mencionado anteriormente, o seguro de acidentes de trabalho é obrigatório por lei para todos os trabalhadores, até mesmo os independentes.

A única exceção são trabalhadores cuja produção se destine ao consumo próprio, como por exemplo agricultores.
Portanto, empregados domésticos, jardineiros, motoristas, entre muitas outras profissões, necessitam de ter um seguro de acidentes de trabalho, mesmo que trabalhem por conta própria.

 

O que pode ser considerado acidente de trabalho?

Todos os acidentes que aconteçam durante o período e no local de trabalho que causem lesões corporais, morte ou alguma doença que comprometa a capacidade de trabalho são considerados acidentes de trabalho.

Para além disto, também está incluído acidentes durante as viagens de ida e volta para o trabalho, acidentes entre o espaço de refeição e o local de trabalho e, também, acidentes entre um local onde o profissional esteja a trabalhar e o regresso ao local habitual da sua casa.

 

O que acontece se o acidente ocorrer em teletrabalho?

Mesmo em teletrabalho, os trabalhadores continuam a estar protegidos pelo seguro de acidentes de trabalho. No entanto, o acidente deve acontecer no local comunicado à entidade como local de teletrabalho e deve acontecer no exercício das suas funções durante o horário de trabalho.

 

Quais os valores em causa na indemnização?

Os valores da indemnização nos seguros de acidentes de trabalho dependem das coberturas contratadas e das consequências do acidente: incapacidade temporária; incapacidade permanente ou morte.

Em caso de incapacidade temporária, existe o pagamento diário de um valor que varia dependendo dos casos.

Em caso de incapacidade permanente, o pagamento de prestações em dinheiro corresponde à redução da capacidade de trabalho, subsídio para readaptação de habitação e prestação suplementar por assistência de terceira pessoa.

Em casos de morte, existe o pagamento de pensões aos familiares, bem como subsídio e despesas de funeral.

 

 

Qual o período de carência de um seguro de acidentes de trabalho?

O período de carência é um período de tempo em que a pessoa segura não tem direito a ser pago por algum sinistro que possa acontecer. Neste caso, o seguro tem início imediato desde o primeiro pagamento, ou seja, não existe qualquer tipo de período de carência.

Peça já a sua simulação de seguro de acidentes de trabalho!

 

Que seguradoras disponibilizam seguro de acidentes de trabalho?

Encontre o melhor seguro de acidentes de trabalho aqui, quer seja trabalhador independente ou procure segurança extra! A Seguitex trabalha com várias seguradoras que disponibilizam seguros de acidentes de trabalho, no entanto, apenas precisa de entrar em contacto com a Seguitex que vai solicitar, junto das seguradoras, uma simulação de acordo com o seu perfil e necessidades e depois lhe irá enviar a melhor proposta de seguro com rapidez. Assim, poupa tempo e tem a certeza que recebe a proposta que procura.

 

Como encontrar o melhor seguro de acidentes de trabalho?

Antes de contratar um seguro de acidentes de trabalho peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo, pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o seguro de acidentes de trabalho mais barato.

A Seguitex é uma corretora de seguros, com sede em Braga, que disponibiliza soluções de seguro para empresas e particulares.

Desenhamos e oferecemos soluções a preços competitivos de forma a proteger e a reforçar as organizações e os indivíduos, de acordo com as necessidades de cada um.

Temos mais de 40 anos no mercado e com mais de 15 000 clientes satisfeitos, continuamos a trabalhar e a aconselhar os nossos clientes em todas as suas necessidades e em todos os momentos para que possam ter a garantia de fazer escolhas com segurança.

 

Temos várias opções de seguros à sua disposição. Saiba mais aqui e peça a sua simulação: